Tuesday, July 24, 2012

Slumdog Millionaire

Nos proximos dias irei participar de mais um processo seletivo na minha vida. Eu nao faco a minima ideia de quantos já participei. Acho que o primeiro processo seletivo da minha vida foi para o curso tecnico do CEFET, em 1995. Na oportunidade eu precisei escolher entre me preparar para a prova e entre viajar com um grupo de grandes amigos para festejar o fim do ano na casa da avo do Julio, Sueli e Erica. Eu tinha 14 anos. De lá pra cá, participei de processos seletivos para estagios, vestibulares, trainees, docencia, pesquisador, empregos diversos, concursos publicos, etc.

Acho legal o fato de eu sempre me recordar e aproveitar de experiencias e aprendizados que ganhei num passado. E é por isso que escolhi esse titulo para o post. Coincidentemente ou nao, eu geralmente resgato algo no passado para me ajudar a resolver um problema no presente. Entretando nunca fiquei milionário com isso... L

Nao ainda! J

Em 2010 eu fiz um concurso pra pesquisador do CNEN, no qual somente os 5 primeiros colocados passariam para as fases seguintes. Este era um concurso que precisava ter no minimo um mestrado para participar. A primeira prova foi em BH e eu consegui ficar na 5ª posicao. Assim, logo fui convocado para a segunda etapa, porem ela seria no Rio de Janeiro. Bem, eu era o mais novo e inexperiente dos 5 selecionados. Foram 4 etapas eliminatorias (uma a cada dia) e consegui chegar na etapa final, que consistia em sortear um tema relacionado a eletronica/telecom e apresenta-lo para uma banca de pesquisadores e professores. Fui sorteado com um tema ate entao desconhecido pra mim e que era bem %$^£&*^£&*. Porem, como eu já tinha chegado tao longe, nao desisti. Apresentei o tema razoavelmente bem, mas acabou que fiquei em 4º colocado na classificacao final. Entretanto, nunca convocaram nem mesmo o primeiro colocado.

E para este proximo processo seletivo eu tenho um desafio parecido: o entrevistador principal me deu um material para estudar de um tema que eu nunca tinha (diretamente) estudado na vida, mas que tenho que estar pronto para discuti-lo no dia da entrevista. Pelo menos desta vez terei mais de 24h para me preparar... Será um novo desafio, uma nova experiencia e um novo aprendizado, com certeza.

E falando em experiencias, eu parei pra pensar no tanto de coisas que já fiz na vida e escrevi uma listinha das minhas experiencias passadas, mais ou menos por ordem cronologica, comecando lá pelos meus 6 anos de idade:
  
1 Vendedor de jornais para mercadinhos de bairro;

Eu recolhia jornal velho em todo lugar em que eu ia. Ele era vendido e usado pra enrolar diversas coisas (ovos por exemplo).

2 Vendedor de esterco;

Eu e meu grande amigo de infancia (Angelo) iamos longe pra recolher o material. J O esterco era vendido para donos de sacolao e para os vizinhos que tinham hortas e jardins em casa. Era complicado carregar os sacos de esterco, pois nem sempre o esterco estava totalmente firme.  Eu ouvi um arrrgh ai? J

3 Vendedor de lenha;

Era recolhido e vendido na vizinhanca mesmo.

4 Vendedor de chup-chup (sacolé);

Carreira relampago... Durou apenas um carnaval . 

5 Vendedor de doces;

Minha mae fazia os doces (brigadeiro, beijinho, cajuzinho etc). Eu e minha irma vendiamos na escola e principalmente nos comercios perto da nossa casa. Ganhavamos uma grana boa com isso. Muitas vezes meu pai ia com a gente e eu achava isso o “máximo”.

6 Estagiario Mannesmann DEMAG;

Estagio de 6 meses em Vespasiano que veio logo apos o curso tecnico. Ralava muito!

7 Tecnico de manutencao de computadores - Infortrade;

Meu primeiro emprego com “carteira assinada”. Equipe e patroes fantasticos.

8 Eletricista industrial – ICO Polymers;

Muita responsabilidade. Eu trabalhei lá por 8 meses durante o meu curso (diurno) de engenharia. Isso quer dizer que eu dormia pouco e quase sempre trabalhava durante a madrugada. Assim, eu saia do trabalho e ia direto pra aula da manha. Era dureza!

9 Monitor de Eletronica de Potencia;

Trabalho facil. Era raro um aluno me procurar. 

10 Professor de Quimica para o Ensino Medio;

Gostei bem da experiencia. Aprendi muito mais que ensinei, com certeza.

11 Hotel housekeeping - UK

Primeira experiencia profissional no Reino Unido. Trabalhei num hotel (perto do Pais de Gales) com limpeza dos espacos publicos e tambem carregando os moveis de um pavimento a outro, de um quarto a outro.

12 Kitchen Porter - UK;

Cheguei a trabalhar 11 horas por dia, 7 dias por semana. Apesar disso, eu tambem tinha energia para sair e me divertir.

13 Waiter - UK;

Excelente experiencia para aprimorar a lingua inglesa. Trabalhei com isso na minha primeira e segunda temporada em Londres.

14 Auxiliar de jardineiro - UK;

Fui convidado por um cliente de um dos restaurantes em que eu trabalhava para ajuda-lo na primavera. Experiencia rica!

15 Bartender - UK;

Animado! Eu trabalhava em um restaurante diurno, mas a noite virava um bar dancante. Fabio festeiro!

16 Chef auxiliar (Saladas e paninis) - UK;

Equipe excelente! Nesta epoca eu tinha 2 empregos (era tambem runner de um outro restaurante). Depois de uns dois meses trabalhando loucamente, larguei este emprego.

17 Runner - UK;

Trabalhava em Londres numa cozinha de um restaurante frances. Os chefs eram sensacionais, a maioria deles vindo da Guinea-Conakry. Eles me ensinavam um pouco de frances (com sotaque super carregado) e eu adorava.

18 Estagiario XWZ depto comercial; 

Estagio para concluir o curso de engenharia. Eu era pessimo estagiario, nao levava jeito para marketing e afins. Minha sorte era que os meus patroes eram excelentes.

19 Mestrando CEFET;

Mestrado eh trabalho sim! E acho que foi o trabalho mais trabalhoso da minha vida inteira. Dificil e trabalhoso.

20 Professor particular de ingles;

Carreira relampago. Ajudei a Duda com a preparacao para a prova da UFMG.

21 Professor particular de matematica;

Carreira relampago tambem. Ajudei a Raquel a lidar com os numeros.

22 Engenheiro Eletricista na SUDECAP;

Emprego publico. Foi a primeira vez que trabalhei sentado num escritorio. Trabalhei ali por 3 anos, antes de vir para Londres novamente.

23 Projetista Eletrico Freelance;

Em busca de uma grana extra, fiz alguns projetos particulares, ainda no Brasil.

24 Engenheiro Eletricista na BABCOCK WANSON - UK;

Emprego atual. Experiencia cultural fantastica. É um trabalho simplesmente... “ok”.
Depois eu volto para escrever sobre esse proximo processo seletivo e, claro, sobre o resultado tambem. A unica coisa que posso garantir por enquanto é que a experiencia valerá a pensa de qualquer maneira.
Abracos e beijos!

No comments:

Post a Comment