Thursday, October 25, 2012

Castelo, visto, despedida... Indo embora!!

Neste mês de outubro eu e Fábio fizemos 2 anos de casados! A gente queria uma comemoração diferente então juntamos um desejo antigo com a data especial e decidimos ir para um castelo! Queríamos ficar hospedados em um castelo de verdade, cheio de história, por onde já passaram reis e rainhas, bem preservado, com arquitetura e decoração típicas. Então escolhemos o Thornbury Castle, que fica na cidade de Thornbury, na Inglaterra. Foi lindo, mágico e diferente de tudo o que já fizemos. Uma escolha ótima que com um bom planejamento financeiro (sim, porque não somos ricos e precisamos de muito planejamento) coube no nosso bolso. Pasamos uma noite lá e quase dois dias. Comemos muito bem, dormimos muito bem, aproveitamos tudo muito. Quem diria que o casal que frequentemente se hospeda em albergues e hotéis baratos ficaría acomodado num castelo?! A verdade é que mais que o conforto e o qualquer tipo de luxo que um programa deste possa ter, o que nos encanta é o lugar em si, a história que ele traz, a beleza arquitetônica e a bela paisagem natural que o cerca. Na minha opinião o tratamento VIP que recebemos não é importante. E diria até que muitas vezes tratamento VIP é sufocante e desnecessário.

O castelo foi uma experiência maravilhosa, romântica e única.

Foto tirada do site do castelo.
Algumas da gente.
Experimentar aquele momento com o Fábio foi delicioso. E foi ótimo pois retornamos a Londres com energias renovadas. Voltamos cheios de coisas para fazer, pois como falamos aqui estávamos com viagem marcada para a França. E vocês não imaginam como tudo foi confuso.

Bom vou resumir. Nossa viagem para Grenoble estava marcada para dia 26/10, e só pudemos dar entrada no processo do visto na embaixada francesa dia 16/10. Apenas 10 dias antes! Demorou para iniciarmos o processo, pois o contrato da empresa que o Fábio trabalhará na França (do qual precisamos para pedir o visto) demorou a chegar em Londres.

Pois bem, juntamos os documentos necessário e fomos lá começar a marcha rumo a terras francesas. Os documentos estavam todos ok, porém havia uma coisinha errada com meu passaporte. Fui comunicada de que para o meu tipo de visto o governo francês pede que o passaporte do requerente tenha validade por mais 15 meses a partir da entrada no país, e o meu teria 14 meses e 16 dias! Eles falaram que eu precisava de um passaporte novo, ou nada de visto. O Fábio entrou com o processo do visto dele normalmente, mas o meu teve que esperar.

Fui correndo no consulado brasileiro no mesmo dia e a Sandra Dantas (ótima funcionária do consulado, conhece tudo, resolve tudo e ainda é simpática) disse que eu teria meu passaporte novo em 2 dias. Ok, voltei lá no dia 18/10 com os documentos necessários, porém... o sistema estava fora do ar! Não havia como eu receber o passaporte naquele dia! Ela disse que me ligaria assim que tivesse notícias, e acreditava que o sistema voltaria mais tarde e no dia seguinte o passaporte poderia ficar pronto. Recebi a ligação no mesmo dia à tarde dizendo que eu poderia pegar no dia seguinte. Ufa!

Voltei no consulado, peguei o passaporte renovado e fui retomar o processo do meu visto. Chegando na embaixada francesa tudo estava tranquilo até que a moça que me atendia perguntou se a minha foto (precisamos dar a eles foto para ser colocada no visto) tinha sido tirada nos últimos 3 meses. Eu disse que sim, mas era mentira. A foto tinha sido tirada a mais de uma ano para meu visto do Reino Unido. Tinha aquelas fotos sobrando e levei assim mesmo achando que não haveria problema. Naquele momento fui uma brasileira estúpida e corrupta, e menti na cara dura (mentira, estava morrendo de vergonha). A mocinha viu que era a mesma foto que estava no meu visto do Reino Unido então ela gentilmente me aconselhou a tirar outra foto. Eles tinham uma máquina automática que tirava foto para vistos. Ótimo, pensei. Fui tirar a foto, me posicionei na cadeira, apertei o botão, coloquei o dinheiro no lugar indicado e nada acontecia. O que ocorreu? A máquina emperrou e ainda engoliu minhas 5 libras. Então tive que chamar a mocinha que me atendeu, que por sua vez teve que chamar o gerente, que teve que arrumar a máquina, etc. No fim deu certo e consegui tirar a foto. Ufa!

Meu visto foi processado, o do Fábio também e eles chegaram na última quarta-feira, dia 24/10.  Dois dias antes da viagem para Grenoble, imaginem?? 

E isso tudo aconteceu em meio a arrumação das malas, idas ao Banco do Brasil de Londres (perdi senha, tive que cadastrar umas coisas, trabalheira sem fim...) e despedida com amigos. Só alguns, pois infelizmente não deu para ver nem metade dos que eu queria encontrar. Faltou a Dulce, a Aninha, e outros...

Ainda tivemos um susto final. Tínhamos acabado de coletar os passaportes e estávamos a caminho de casa quando resolvi checar os emails. Tinha recebido um email da companhia de trem pela qual viajarei para Grenoble dizendo que há greve de trens na Franca, portanto seria melhor eu não viajar na data planejada! Fábio foi na companhia aqui em Londres e eles falaram que a greve é lá, não na Inglaterra, então nossa viagem Londres-Paris está garantida. Poderia haver algum problema na nossa conexão Paris-Grenoble, mas ele acha que de acordo com a programação da greve, o horário em que vamos não será prejudicado. Ok, espero que não. De qualquer forma, se chegarmos em Paris já é meio caminho andado. :D

Lembro-me de quando estávos enfrentando o processo do visto para o Reino Unido. Foi como este da França, meio confuso, cheio de espera, informaçoes trocadas... e no fim deu tudo certo como deu agora. Já estamos especialistas em arregaçar as mangas, encarar desafios e ir em frente. :)

2 comments:

  1. Florzinha, todos esses desafios vencidos fazem cada vitória ser mais saborosa ainda! Vocês merecem todas essas realizações!!!
    Amo você na versão inglesa e continuarei te amando francesinha!!! Boa viagem, flor do meu coração!!!
    Mil beijos,
    Ju

    ReplyDelete
  2. Boa viagem! Sucesso demais na França. Grande abraço pra vcs.

    ReplyDelete