Wednesday, October 17, 2012


Fábio e Nicole em Londres Grenoble!

Durante o intervalo entre uma viagem e outra, o casal Fabio e Nicole concedeu uma entrevista exclusiva ao nosso blog. Eles falam sobre os rumores de que eles estariam planejando aproveitar as próximas férias nos Alpes Franceses.

O jornal Le Monde publicou uma reportagem sugerindo que voces partiriam em breve para outra viagem pela França. Há algum fundamento nisto?

Fábio: Sim! Mas na verdade estaremos nos mudando para a França, de mala e bike. Isso mesmo, estaremos saindo de Londres para morar em Grenoble.

Desculpem-me. Eu nao entendi corretamente. Nicole, isto é mais uma brincadeira do teu marido?

Nicole: Nao é nenhuma brincadeira. Há algumas semanas o Fabio comentou aqui no blog sobre uma entrevista de emprego que ele havia feito. Aquela entrevista aconteceu na Franca, mais especificamente na cidade de Crolles (bem pertinho de Grenoble). Depois de um tempinho de espera, o responsável pela vaga ligou para o oferecer o emprego. Aceitamos a oferta e o doutorado já comecará em novembro.

Opa! Acredito que houve alguma confusao com as informaçoes aqui. Isto se trata de um emprego ou de um doutorado?

F: (risos) É um emprego e é tambem um doutorado. Me ofereceram um emprego de pesquisador em uma industria de nanotecnologia. Porem, toda a minha pesquisa será feita em parceria com uma universidade. Desta forma, os custos do PhD e o meu salário serao pagos por esta industria, mas eu terei também um orientador na universidade que vai me conduzir no desenvolvimento de toda a pesquisa. Logo, todos os resultados serao compartilhados pela universidade e pela industria.

Mas como fica o mestrado da Nicole?

N: Como eu já havia dito, a dissertacao foi entregue  e aprovada. Já recebi o resultado final, entao poderemos nos mudar para Grenoble sem problemas.

Fim de tarde em Grenoble

E como surgiu a ideia de Grenoble?

F: Tempos atrás alguns amigos franceses vieram a Londres e nos questionaram sobre os nossos planos futuros. Ate entao eu estava procurando seriamente por vagas de doutorado somente aqui no Reino Unido. Os franceses entao nos falaram novamente das oportunidades de PhD na França. Esta idéia já havia sido discutida anteriormente entre eu e Nicole, mas a partir deste encontro as buscas por um PhD na terra da baguette se intensificaram. Enviei alguns e-mails pra instituiçoes francesas, dentre eles um e-mail para esta vaga em Grenoble. Felizmente fui aceito. 

N: Isso mesmo. O meu visto de estudante para o Reino Unido seria válido ate fevereiro de 2013, mas já estávamos estudando o que deveríamos fazer depois disso. Há algum tempo havíamos decidido que em um futuro próximo teríamos que diminuir o ritmo das coisas. Este ano em que estivemos em Londres foi fantástico, mas foi bem cansativo também. Assim, a possibilidade de mudarmos para uma cidade mais tranquila, como parece ser Grenoble, veio a calhar.
Mas voces falam frances?

N: Ainda no Brasil eu havia completado tres níveis básicos da Aliança Francesa, mas isso me dá apenas uma noçao daquilo que irei encontrar no dia-a-dia na Franca. Irei me matricular no curso de frances da Université Stendhal pelos primeiros meses da nossa estadia.
F: Eu morei quase tres meses em Lyon em 2006 e na ocasiao eu aprendi o suficiente da lingua francesa para me comunicar. E isso foi muito importante pra mim neste processo seletivo, pois eu passei por 3 entrevistas em frances e 3 entrevistas em ingles. A lingua oficial da empresa onde trabalharei é o ingles, embora o meu futuro orientador tenha me advertido que, no fim das contas, a lingua cotidiana deles é o frances. Na universidade, a língua utilizada tambem será o frances, eu acredito. Sendo assim, eu terei ótimas oportunidades de aprimorar a língua francesa.
Pracinha com restaurantes em Grenoble
Voces já sabem quanto tempo ficarao na França?

F: O contrato que me foi oferecido é de 3 anos, exatamente a duraçao do doutorado. O meu empregador deixou bem claro que muito provavelmente eu nao continuarei na empresa depois que defender a tese. Portanto, ainda é muito cedo para dizermos se depois destes 3 anos nós iremos voltar para o Brasil, se iremos continuar na Europa ou se iremos nos mudar talvez para o Tóquio (risos).

E quando voces se mudarao para a França?

N: Toda a documentacao necessária pela nossa parte, pela parte da empresa e pela parte da universidade já estao prontas. Entretanto a famosa burocracia do governo frances está atrasando um pouco o nosso planejamento. De toda maneira, fomos advertidos de que a documentacao ficará pronta de qualquer maneira, mesmo que demore um pouco mais que o planejado. A data prevista para o início do doutorado do Fabio é 05 de novembro, embora planejamos chegar em Grenoble no próximo dia 26 de outubro para organizarmos a mudança.

F: Dia 12 de outubro (sexta-feira passada) foi nosso último dia de trabalho em Londres. Planejamos entao ficarmos duas semanas de folga enquanto aguardamos a boa vontade do governo frances. E enquanto isso usaremos este tempo livre para resolvermos as pendencias da mudanca. E é claro que aproveitaremos Londres intensamente, como um processo gradual de despedida.

Isto é fantástico! Muito obrigado pela entrevista. Desejo muito boa sorte nesta nova etapa na vida de voces.

Empresa onde irei trabalhar - STMicroelectronics
Crolles - em frente a STMicroelectronics

Um dos campus da Universidade de Grenoble

Praca Victor Hugo em Grenoble






9 comments:

  1. Amigos,boa sorte!

    Rafael

    ReplyDelete
  2. Muito bom este entrevistador! Tirou todas as minhas dúvidas! Hehehehe. Sucesso na nova caminhada! Abraço e beijo.

    ReplyDelete
  3. Hehehe... Muito bom!!

    Boa sorte e vida nova em Grenoble!!

    Não se esqueçam de arrumar um colchão extra lá também!!!

    Abraços

    ReplyDelete
  4. Boa sorte neste novo projeto e SuCeSso!
    Bjs.
    Angel, Jr e Caio

    ReplyDelete
  5. O Post (ou melhor reportagem) ficou show demais!!!! Parabens e sucesso nesta nova etapa :-)

    Acho que o titulo do blog vai ter que mudar.. quem sabe Fabio e Nicole no MUNDO....RSRSRS

    Cristiano e Aline

    ReplyDelete
  6. Poxa, Ni. Quando achei que ia voltar. Você vai ficar muito mais. Parabéns para o Fábio e espero que gostem bastante do novo País. Desse jeito, vão virar cidadãos do mundo. Aposto que as mamães não estão gostando tanto das notícias, mas mãe é mãe, né? Querem sempre os rebentos por perto. Beijos e mande notícias....

    Karina

    ReplyDelete
  7. Quantas novidades, hein?
    Que vcs sejam muito felizes na França.
    Bjs e saudades.
    Andreia Cristina

    ReplyDelete
  8. Pessoal, valeu pela força!!! =)
    Nic e Fabio

    ReplyDelete