Wednesday, December 26, 2012

Um pouco de muitas coisas


Este post não é sobre nada especial e nem tampouco possui um objetivo específico. Eu aqui não tenho preocupação com pontuação, nem mesmo com revisão. Cheguei hoje do trabalho com vontade de falar de várias coisas, mas sem compromisso algum. Então aguentem.

Hoje faz dois meses que chegamos a Grenoble. Acho que hoje já podemos dizer que nos estabelecemos nesta atraente cidadezinha francesa, mas foi uma luta até chegarmos aqui com casa bonitinha e aquecida, documentação  e impostos encaminhados, cursos e empregos em andamento, algumas novas amizades e tal.

Desde Londres que nós não recebemos nada, só gastamos.(Mentira! Nicole recebeu salário de férias e eu recebi reembolso do imposto que havia pago pra Tia Beth). Comecei a trabalhar há três semanas, então só mês que vem receberei meu primeiro salário em euros. Estou gostando do novo emprego e já deu pra sentir várias diferenças entre o emprego francês e o inglês. É claro que cada pessoa tem experiências diferentes e deixo claro que falo apenas das minhas, ok? 

Pra começar, agora eu me sinto mais velho. Isso mesmo. Na Babcock eu era o engenheiro mais novo de uma empresa tradicional inglesa e isso me permitia errar mais livremente, agir mais despretensiosamente, afinal eu era "novinho" e tinha muito o que aprender... Agora na ST, dentre os doutorandos do meu setor, eu sou o mais velho. Há até alguns doutores já formados lá que são mais novos que eu. Isso tem me deixado meio pilhado em correr atrás das coisas pra não passar vergonha com ninguém. Besteira, né? Mas tenta colocar isso na cabecinha do Fábio... :) Eu trabalho numa multinacional que possui algumas regalias, por exemplo, em relação às férias. Ainda não está muito claro como tudo funciona, mas parece que neste novo emprego terei 25 dias úteis de férias por ano, mais uns 9 dias devido à compensação da carga horária (na França deve-se cumprir 35h/semana e como eu fiz acordo de trabalhar 40h, há uma compensação). Eu comecei a trabalhar em 04 de dezembro e já no dia 21 de dezembro eu já possuia 2,63 dias de férias. Meu gerente até me perguntou se eu queria gozá-los entre o natal e ano novo, mas eu pedi pra deixar acumular para fevereiro (Brésil!!!). No Reino Unido eu tinha 25 dias úteis no total, sendo que 3 dias eram obrigatórios entre o natal e ano novo.

A Nic tem 2 semanas de folga até começar o próximo módulo do curso de francês. Infelizmente não estamos com grana para viajar (nem eu com tempo, como eu já disse), então temos curtido um inverninho em casa e arredores mesmo. E a casa está uma delícia: agora temos quase todos os móveis e temos também uma cozinha que tem sido palco de grandes obras de arte da Chef Nicole. Acho que temos nos alimentado muito bem desde que chegamos e já nos adaptamos bem ao jeito francês. Investimos em livros de culinária francesa e cada dia tem sido uma aventura gastronômica deliciosa. Aqui não faltam uma boa baguete, um bom vinho e um bom queijo. Aqui não faltam alho, cebola e beleza.

Algumas das nossas comidinhas
Confesso que já sinto falta de viajar, mas provavelmente nosso próximo destino internacional será nosso querido Brasil. Um amigo nosso até viria nos visitar por estes dias, mas infelizmente ele não poderá vir por enquanto. Se ele viesse nós até tentaríamos acompanha-lo por algum canto da Europa nos fins de semana.

Bem, hoje é meu dia de fazer o jantar. Até mais então!

Ah, e um feliz natal para todos os amigos, família e leitores do blog!

5 comments:

  1. Infelizmente, mesmo. :(
    Mando notícias a partir do dia 28.
    Um abraço para vcs.

    ReplyDelete
  2. Um abraço!! até fevereiro... bjs
    Angel, Jr e Caio

    ReplyDelete
    Replies
    1. Angel, beijao pra voces! Até breve!

      Delete