Friday, March 29, 2013

Procurando emprego em Grenoble

Grenoble...
Feriado no Brasil! E aqui... Non! Nosso feriado é na próxima segunda-feira. Hoje é Sexta-feira Santa aqui também, claro, mas o feriado nacional é só na segunda. Será na chamada Lundi de Pâques (Segunda de Páscoa).

Para mim não faz tanta diferença. Como não estou trabalhando, todo dia é dia livre. Quer dizer, mais ou menos. Procurar emprego é praticamente um emprego. Pois é, estou nessa agora: em busca da primeira experiência profissional na França.

Como quero trabalhar, e deixei isto claro para o pessoal do OFII (órgão do governo responsável pela imigração e integração), eles me deram as direções para a busca do primeiro emprego. Tive que participar de alguns encontros para conversar sobre isso. 

Primeiro, vamos abrir um parênteses. O encontro sobre trabalho foi um dos 3 que tive obrigação de participar devido ao meu visto de residente. Segundo o governo, isto é necessário  para minha melhor integração na França. Não sei quais os critérios para ser convocado para estes encontros. O Fábio não teve que ir. Acho que entendem que ele já está mais integrado, pois veio com contrato de trabalho, já falava francês, etc. Palpite. E eu, como vim acompanhando o Fábio, preciso aprender a me virar aqui. 

O primeiro encontro foi o de "Formação Cívica". Tive uma aula sobre os princípios da República francesa, organização e funcionamento do Estado, suas instituições, etc. Até parte do hino nacional eu escutei, hehe. No segundo, o assunto foi "Informações sobre a Vida na França". Aprendi coisas práticas sobre o sistema de saúde, de educação, impostos, direitos trabalhistas, e por aí vai. Estes dois encontros foram coletivos, uma aula para umas 20 pessoas. O terceiro (agora sim o do emprego!), intitulado "Competência Profissional", foi individual, e durou mais ou menos uma hora (cada um dos outros durou um dia inteiro). Conversei com uma profissional que quis saber tudo de mim, dos meus estudos e dos meus trabalhos anteriores. Ela queria avaliar se o que eu fazia no Brasil poderia ser feito na França, se minha experiência brasileira ajudaria aqui, em que áreas eu poderia investir, se eu precisaria de outra formação, etc. A conclusão foi de que o meu currículo estava bom e que eu poderia arrumar um emprego aqui nas áreas que eu disse a ela que desejava trabalhar. Então ela me encaminhou ao Pole Emploi e também à AFIJ.

Bom, fui no Pole Emploi. Trata-se de um órgão público encarregado de acompanhar pessoas que procuram por emprego. O Pole tem um banco de dados com as vagas de empregos na França, possui informações sobre os direitos e deveres dos trabalhadores, ajuda o candidato a fazer currículo e carta de apresentação, e coisas do tipo. Agora que estou inscrita, tenho meu espaço no site, onde posso me candidatar às ofertas de emprego, colocar minhas informações, fazer um projeto profissional e conversar com meu conselheiro. Ah, cada inscrito tem um conselheiro que o ajuda com qualquer dúvida ou problema. Todos os meses terei que dar satisfações de como anda minha busca e se já consegui emprego. E a qualquer tempo posso ser chamada pessoalmente para dizer de que forma ando procurando, para quais vagas já me candidatei, etc. Eles precisam saber se eu estou buscando trabalho mesmo, ou fazendo corpo mole.

Já a AFIJ é focada em estudantes e jovens recém formados. Como concluí meu mestrado ano passado, posso entrar nesta categoria. A associação dá cursos de "como fazer um bom currículo" e coisas do gênero; ela  tem contatos com empresas e volta e meia promove eventos para uma interação empregador/desempregado; e lá eles aconselham, escutam, etc.

Ok, tudo isto é muito lindo e acolhedor, mas acho que representa 10% na minha busca por emprego. A procura exaustiva, seleção de sites de empregos e de vagas, preenchimento de formulários de empresas, aperfeiçoamento pessoal, etc, são coisas que só eu posso fazer por mim. E tenho feito diariamente. O retorno não tem sido tão bom. E as notícias nos jornais falando da alta de desemprego na França não contribuem para o meu ânimo. Minha formação em Biblioteconomia e minha experiência profissional neste meio não me ajudam, pois nesta área não há muitos empregos aqui. E quando há são públicos, o que significa que muitas vezes é exigida cidadania francesa. Meu mestrado em Mídia Digital me coloca numa área mais empregável, porém não tenho a tão desejada experiência... E numa situação onde há poucas vagas e muitos candidatos, experiência acaba sendo um fator decisivo. 

Bom, vou me empenhando todos os dias nesta busca e uma hora há de vir alguma coisa. Estou com a cabeça muito aberta na busca, me arriscaria em outras áreas, faria qualquer coisa mais geral, ou trabalho temporário... Nao importa, emprego é emprego. Espero ter sorte. :)

Por enquanto, o único trabalho que tenho feito é voluntário. Faço parte de uma associação em Grenoble, a VSArt. Lá fazemos trabalhos criativos com idosos que vivem em asilos, e pessoas que precisam da gente de alguma forma. Não ganho salário, mas ocorre uma troca de sentimentos e valores entre eu e estas pessoas que eu não conseguiria comprar com dinheiro...
VSArt: Volontariat et Soutien par l'Art
À bientôt!

8 comments:

  1. Primeira vez que entro no seu blog, muito bom, a organização do trabalhao está muita evoluida, os seus multi conhecimentos breve vai encontrar algo interessante, é bem claro.
    Tenho um amiga colombiana que esta morando ai, estava com o marido no Haiti e agora voltou do Mali, uma pessoa incrivel, voces vão acabar se cruzando... abs a ambos.

    ReplyDelete
  2. Sabemos muito bem o que é este processo Nicole. Ano passado a Aline ficou praticamente o ano inteiro nesta busca constante, mas como você disse, uma hora vai :-) A primeira porta é a mais dificil, mas depois é tudo consequência....
    Show o trabalho voluntário :-) não sei ai, mas aqui isto conta demais, e além do mais é priceless ne.
    abs,
    Cristiano

    ReplyDelete
  3. Boa sorte, minha cara!

    abs,

    Rafael

    ReplyDelete
  4. Obrigada pela força, pessoal! :)

    ReplyDelete
  5. Florzinha, estou me atualizando hj dos posts antigos e amei saber do seu trabalho com os idosos!!! Até me arrepiei... Vc é uma linda e no momento certo será recompensada por essa saga pelo emprego!!!
    Bjos,

    Ju

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ju! Espero que sim... Deus te ouça. Obrigada pelo carinho, flor. Bj

      Delete
  6. Oi Nicole
    Estou adorando seu Blog.
    Vou pra Grenoble em agosto e fico seis meses. Pretendo trabalhar e em qualquer area( como disse, emprego é emprego). Sou Assistente Social, mas pretendo trabalhar em qualquer coisa.
    Obrigada por compartilhar sua expériencia!!! E vou sempre te perguntar as coisas.. Rs !!
    Abraco
    Mariene

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Mariene, pode perguntar! :) Boa sorte na vinda para Grenoble. Abraço!

      Delete