Thursday, April 18, 2013

Viajando um pouco e descobrindo muito

Ja falei que Grenoble é muito bem localizada, fica pertinho de várias estações de esqui e cidades bacanas. No início de março fomos para Autrans e agora em abril para Vizille. Duas "day trips" que eu gostei e recomendo!

Com apenas 40 minutos de carro chegamos a Autrans. Fomos com os amigos do trabalho do Fábio. Eles foram fazer esqui de fundo, que é diferente do esqui praticado nas estações (no qual a neve é preparada na montanha, a pessoa sobe com o teleférico e depois se prepara para descer esquiando). Parece que o esqui de fundo exige muito mais preparo físico e experiência, pois a neve onde se pratica o esporte é a que cai do céu, não existe isso de deixá-la "esquiável". E às vezes o esportista tem que subir sozinho a montanha com seus esquis, nada de teleférico. Bom, isso é o que me falaram, não sei das outras diferenças, nem de mais detalhes. Sou brasileira da gema, não entendo de nada que tenha a ver com neve. :p
Linda Autrans.
Eu e Fábio não esquiamos (porque nem o esqui "normal" eu sei, que dirá o de fundo). A gente andou de raquetes. Já tínhamos feito o mesmo lá em Chamonix, porém desta vez fomos por nossa conta, sem guia, a gente pegou a manha deste tipo de passeio e trilhas. :) Nem tivemos que alugar as raquetes, pois um dos amigos nos emprestou. Pegamos o mapa, seguimos a direções e caminhamos por umas 3 horas numa das trilhas. Amei! As paisagens são lindas e andar na neve é delicioso.

Caminhando e deixando pegadas profundas...
Estes bonequinhos iam indicando o caminho...
No fim o Fábio pegou o esqui de um dos colegas e arriscou um pouco. Segundo nossa colega, ele foi muito bem para uma primeira vez. E só levou um tombinho de nada. :P
Super Fábio nos esquis.
Este foi o último passeio de neve da temporada. Meus queridos, o verão chegou por aqui! Em teoria ainda é primavera, mas o sol está diariamente radiante e as temperaturas altas! Então, no último fim de semana aproveitamos o clima delicioso (e o bom humor que ganhamos com isso) e partimos para Vizille, cidadezinha a 20km de Grenoble. Fomos de bicicleta. Passeio tranquilo, trajeto plano e seguro. Tivemos que passar pela rodovia, mas até lá havia ciclovia. E havia também motoristas prudentes e que não nos ameaçavam. :)

Não andamos muito pela cidade, nosso objetivo era aproveitar o dia lindo improvisando um picnic num parque enorme que existe lá e, claro, conhecer o castelo que abriga o Museu da Revolução Francesa. Foi neste castelo que aconteceu a assembleia que antecedeu a Revolucao. O museu é bacana e possui  muitas obras que representam este período.
O castelo é este aí.
E o museu é este aqui.
Lá dentro.
O parque onde fica o castelo é muito lindo, muito verde, e perfeito para um picnic. Estava cheio de gente! Muitas pessoas tomando sol, jogando, descansando...
Olhem que show este parque!
O nosso picnic improvisado.

Que venha a próxima cidadezinha qualquer!

Ah, e mudando de assunto, vocês viram o post sobre o Brasil no blog do Olivier? Achei bacana. Claro que achei mais mineiro do que brasileiro, mas adorei saber opinião dele. Muita gente não gostou, achou clichê e desrespeitoso. Puxa, é só um post crítico e bem humorado num blog. Todo mundo pode ter uma opinião. Vamos parar de nos ofender com besteiras, e vamos viajar, e conhecer o mundo, e ter nossas opiniões sobre o que vemos no mundo. E não liguem se as suas considerações forem diferentes das de outras pessoas. Isso acontece e é saudável. :)

Até mais! Volto logo que der com um post polêmico sobre curiosodades francesas. :p

2 comments:

1. This comment has been removed by the author.

ReplyDelete
  2. Muito bacana, Nicole! Esse passeio de bicicleta me deixou com água na boca (por causa da foto das comidas também).O cara que escreve esse blog aqui (http://vitoria-sustentavel.blogspot.com.br/)é francês, já morou em Grenoble, e escreveu uma vez que aí é ótimo para andar de bicicleta. Deu vontade conhecer. Ah, li o blog do Olivier, achei legal demais o texto...