Friday, October 25, 2013

Emprego novo, vida nova


Hoje é sexta-feira!!! 

Nos últimos dois anos isto não fez muita diferença para mim. Desde que saí do Brasil, nunca tive um emprego convencional daqueles em que a gente trabalha de segunda a sexta, de 9h as 18h, por aí. Em Londres trabalhei em vários fins de semana e em horários malucos. Aqui em Grenoble nem se fala, meus fins de semana eram limitadíssimos nos empregos que arranjei. E já fiquei meses sem trabalhar por aqui, o que deixa a sexta-feira meio sem cara de sexta, afinal eu não havia trabalhado a semana inteira... Hoje, eu posso gritar que é sexta-feira com uma felicidade legitima! E por quê? Porque hoje trabalho de segunda a sexta. =)

Pois é, emprego novo na área! E desta vez tenho fins de semana para mim, feriados também, 35 horas semanais como manda a lei francesa e com salário digno. Só não é excelente porque não é na minha área e porque é temporário... Na verdade não faço questão de que seja na minha área de formação, pois ter uma carreira de sucesso ou trabalhar com o que eu amo não é meu objetivo de vida. Pelo menos por hora, enquanto eu ainda não sei o que quero ser quando crescer... A questão de ser temporário só não é ruim pelo fato de que gosto de mudar. Porém, sei que arrumar emprego neste país não está fácil, e temporário significa que ficarei sem trabalho depois do fim do meu contrato.

Este emprego não veio porque eu mandei um currículo e fui chamada para uma entrevista. Consegui através da AFIJ, já falei dela aqui. É uma associação francesa que ajuda estudantes e jovens diplomados a conseguir emprego. Um dia minha conselheira (cada inscrito na associação tem um conselheiro para acompanhar as buscas por emprego) me enviou um email dizendo que a empresa Photoweb estava fazendo uma seleção de pessoas para um contrato temporário e perguntou se eu estava interessada em fazer uma entrevista com eles. Opa, claro que sim! Fiz a entrevista, no dia seguinte recebi uma resposta positiva e na semana seguinte comecei a labuta. 

Esta empresa trabalha com produtos ligados à fotografia. Eles produzem aqueles fotolivros, calendários, agendas, etc, personalizados. É a segunda maior da França neste ramo. Eles contrataram várias pessoas neste momento, pois antes do Natal o número de pedidos aumenta muito, e o trabalho idem. Fui alocada na parte de controle de qualidade. Então, imaginem, passo sete horas por dia vendo fotos. :) Claro que às vezes é chato, como qualquer emprego por vezes o é, mas acho interessante no geral. Pelas fotos consigo entender melhor a cultura francesa. Sei como são os casamentos, sei para onde eles viajam mais, como são as festinhas infantis etc. E todo tipo de foto passa por mim: gente fantasiada, gente pelada, gente engraçada... divirto-me. Desde que comecei a trabalhar lá, minha lista de viagens que quero fazer só aumenta, pois vejo fotos de lugares lindíssimos. Anoto o nome de todos para não esquecer. Aliás, uma viagem que estou planejando para o próximo ano foi influenciada pelas fotos de um dos álbuns.

O pessoal lá bacana e me recebeu bem. Sinto que sou um pouco diferente deles, afinal sou uma brasileira jogada num ambiente completamente francês e cheio de franceses. Além de mim, só há um português e uma marroquina de estrangeiros. E, convenhamos, por aqui não há muito mistério em relação a Portugal (é logo ali) e ao Marrocos (antiga colonia da França). Quanto ao Brasil... é um pouco mais distante. Eles só conhecem os clichês.  

É a primeira vez desde que cheguei a Grenoble em que me encontro tão próxima assim dos franceses. A lingua anda de vento em polpa porque tenho que me virar se eu não entender qualquer coisa. No geral eles são pacientes. Quando não compreendo uma expessão, por exemplo, eles repetem numa boa e me explicam o que significa. Tenho aprendido bastante porque há muitas coisas que o curso de linguas não vai te ensinar jamais. ;)

No próximo post falarei mais do meu dia a dia na empresa e com meus colegas. Agora tenho que ir trabalhar. 

Gros bisous!

8 comments:

  1. Que legal este seu novo trabalho, Ni!! E qual é o destino da próxima viagem?? Fê Senna Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ei Fê! Quero fazer uma roadtrip pelas ilhas de Córsega e Sardenha. Vamos ver se rola! Bj

      Delete
  2. Adoreei seu blog, Nicole! Abracao da Mariana (ex colega de turma)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Brigada, Mariana! Seja bem vinda. :)

      Delete
  3. Nicole,

    boa notícia! Saudade de vocês!

    Bjs,

    Rafael

    ReplyDelete
  4. Olá,
    Achei o blog de vocês sem querer, procurando por viagens no leste europeu. Sou paulista, apaixonada por viagens, e ano que vem pretendo me mudar para Londres. Li o blog do começo ao fim! Adorei! Me identifiquei em várias partes e o blog me motivou muito! Vou seguir várias dicas! Valeu :)
    Parabéns no novo emprego e tudo de bom para vocês!
    Beijos
    Débora

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ei Débora! Que bom que o blog te ajudou de alguma forma. Boa sorte em Londres. Tomara que voce viva tudo de maravilhoso que a cidade pode oferecer. Vai mandando notícias. :) Beijos

      Delete
  5. Parabéns Nicole sucesso pra vc!!!
    bjs!!

    ReplyDelete