Friday, November 22, 2013

Frio, montanhas, comidinhas...

Grenoble está ficando bem fria com a proximidade do inverno. Não tem problema, é possível continuar gostando daqui. Mesmo no frio voce pode aproveitar as montanhas, os queijos e a culinária em geral...

Já falei aqui que estamos na capital dos alpes, e destino ideal para quem gosta de esquiar. Falta pouco para as principais estações de ski abrirem e os turistas começarem chegar para praticar esportes de inverno. Enquanto a neve não chega completamente, é possível ir a algumas montanhas fazer trekking. No início do mês fomos para Moucherotte, em Vercors. Pegamos um ônibus até St Nizier du Moucherotte, paramos nos pés da montanha e começamos nossa caminhada. Gastamos umas boas horas numa trilha bem complicada. Já tínhamos lido que não era uma trilha aconselhada a famílias com crianças, que haveria passagens difíceis e a procura pelo caminho a seguir não seria óbvia. Confirmamos tudo isso. Foi um bocado cansativo e por vezes quase tivemos que escalar. Tudo compensado pela linda vista que encontramos no nosso ponto final... A volta foi muito mais problemática, pois não encontramos o caminho alternativo para a descida, então tivemos que voltar por onde viemos. E, vejam bem, nem sempre para descer todo santo ajuda. Desta vez, foi bem árduo, muito vertical, escorregadio... tudo isso meio que correndo, pois os dias já estão ficando mais curtos e não queríamos ficar perdidos na montanha à noite. No fim deu tudo certo e chegamos a tempo para pegar o ônibus da volta. No dia seguinte nosso corpo reclamou do esforço físico excessivo e nos presenteou com muitas dores musculares...

Além das montanhas, falei da culinária... No inverno passado, um amigo francês nos apresentou o Mont d'Or, um queijo feito com leite cru, muito popular durante a temporada de frio. Ele vem numa caixinha de madeira que você coloca direto no forno. Depois de alguns minutos a crosta fica dourada e o queijo todo derretido por dentro. Tenha uma baguete a mão e... c'est parti!

Os franceses têm nos ensinado a comer por aqui... O Fábio tem um amigo no trabalho que adora cozinhar, e um dia veio preparar um jantar na nossa casa. Escolhemos os pratos: "gigot d'agneau" acompanhado de um "gratin dauphinois". Seria um pernil de cordeiro acompanhado de batatas gratinadas com creme (um prato aqui da região). Ele foi nos ensinando passo a passo, alguns segredos franceses, e truques pessoais... Por exemplo, ele não cozinha com sal comum, ele cozinha com a flor do sal. Ui. Bons ingredientes são fundamentais para um resultado final perfeito. E ficou maravilho. Simples, de fácil preparo e delicioso. E, claro, o vinho certo para combinar. Ai, como estou chata! :P Tivemos uma aula de culinária francesa, coisa que custa caríssimo por aqui, de graça. :)
Truques franceses
Antes
Depois

Acho que este inverno promete!