Sunday, February 08, 2015

Viagem com o bebê Dante


Nossa primeira viagem do ano foi para a Itália. O Fábio tinha uma congresso de microeletrônica Em Bolonha. Eu e Dante fomos também para curtir um pouquinho este país que eu adoro. Ja haviamos conhecido Bolonha, pois passamos nossa lua de mel viajando pela Itália durante um mês em 2010. Ficamos pouco tempo, mas o suficiente para nos encantarmos com a cidade. Desta vez com um detalhe a mais: um bebê de 6 meses.



Minha ideia era curtir Bolonha e arredores enquanto o Fábio passava os dias no congresso. Consegui, mas deu muito trabalho. Num dia fui conhecer Parma que fica há menos de 100km de Bolonha. Trem era a melhor opção: rápido e barato. Só que grande parte dos trens regionais italianos são bastante velhos, então nada acessíveis para entrar com carrinho de bebê e estacionar o dito cujo lá dentro. Eu tinha sempre que pedir ajuda das pessoas para subir no trem. E fazia a viagem entre um vagão e outro, pois o carrinho enorme simplesmente não entrava nos vagões. Já estou providenciando um simples e portátil para a pròxima viagem. Não dá mais para viajar com este trambolho. No trem da ida, ele mal cabia entre os vagões, então eu praticamente tinha que ficar na frente da porta do banheiro. Era super incoveniente, pois toda hora vinha alguém e eu tinha que manobrar o carrinho para dar espaço à pessoa que queria entrar no banheiro. 


No trem
Passada a aventura do trem, ainda tivemos outras na cidade. Parma é muito bonita e deu para ver bastante coisa. Só que com o Dante andei menos do que andaria se estivesse sozinha. Eu tinha outras preocupações que tomavam meu tempo. Por exemplo: trocar fralda. Não havia lugar para isso! Num certo momento tive que apelar. Entrei numa loja de departamentos, peguei 2 peças de roupa aleatoriamente e fui para o provador fingir que iria experimentar, mas na verdade entrei lá e troquei a fralda do pequeno. Muita cara de pau, eu sei, mas não pensei em outra solução melhor naquela hora. E para amamentar e dar papinha? Outra luta para encontrar um lugar para fazer isso com temperaturas de 1 dígito. Tanto a alimentação quanto a troca de fraldas não seriam problemas se não estivéssemos no inverno. Com uma boa temperatura, é fácil achar um parque ou uma praça e fazer tudo o que o bebê precisa, mas no inverno temos que pensar em outras alternativas.


Parma
Via Dante! Parma
No meio do caminho entre Parma e Bolonha fica Modena. Eu queria conhecer esta cidade onde se faz um dos melhores vinagres balsâmicos do mundo. Amo este vinagre. Minha ideia era sair de Parma depois do almoço, descer em Modena, dar uma volta e de lá voltar para Bolonha à noitinha. Tudo estava indo de acordo. Almocei bem em Parma, com direito a muito presunto local delicioso e nem a bagunça do Dante que estava inquieto no carrinho atrapalhou a experiência gastronômica. 


Em seguida fui para a estação de trem, comprei o bilhete para Modena e embarquei. Lá dentro o funcionário que conferia as passagens foi super simpático, perguntou onde eu iria descer e disse que voltaria na minha parada para me dar uma mão com o carrinho. Tudo isto comigo falando tentando um italiano bem rudimentar. Tão elementar que na hora de descer em Modena o funcionário não apareceu, o que me leva a crer que ou ele esqueceu ou eu tenho que estudar italiano, pois não aconteceu nada do que tinha entendido. Ok, sem problema eu pediria alguém para me ajudar, como já tinha feito antes. Porém, quando o trem parou na estação de Modena um monte de gente entrou na minha frente para descer, e todo mundo que estava esperando na estação para pegar o trem começou a entrar impedindo minha saída com o carrinho. Aquela era apenas uma parada, não destino final, então o trem ficava parado só uns minutinhos para um pessoal sair e outro entrar. Nesse tempo eu não consegui sequer me mover com aqueles loucos descendo e subindo e me atropelando. Então quando eu finalmente consegui espaço para descer as portas se fecharam e o trem começou a andar novamente. Foi tão frustrante ver o trem partindo e eu ainda dentro dele... Fiquei muito desapontada, xinguei em pensamento os italianos e o funcionário do trem. Depois fiz auto análise e percebi que eu era muito atrevida de querer visitar duas cidades no mesmo dia num país cuja a língua eu não sou fluente,  usando um trem velho, com um bebê de 6 meses e no inverno europeu. Aceitei a derrota e pensei que tinha até tido alguma sorte, pois o trem estava indo para Bolonha. Imaginem se ele estivesse indo para outro lado?

Para eu não ficar só na vontade, com o fim da congresso fomos eu, Fábio e Dante para Modena. Uma pessoa a mais muda tudo na hora de viajar com um bebê. Foi bem mais tranquilo. E justamente nesta cidade, vejam o que encontrei na estação de trem:



Este cantinho para bebê facilitou tudo! Eu precisava é de um destes quando estava sozinha. Deu para trocar fralda, amamentar, dar papinha. E tinha até aquecimento extra. Top!

E passeamos deliciosamente pela cidade numa tarde ensolarada e linda.





Uma pessoa a mais não ajuda apenas numa viagem, é essencial durante um jantar. Numa das noites em Bolonha, o Fábio tinha um tal de um jantar de gala oferecido aos participantes do congresso. Então saí para jantar fora sozinha com o Dante. O senhor da pousada onde nos hospedamos sugeriu um restaurante local e até ligou para lá antes para dizer que eu estava indo com um bebê. Tudo certo? Não. O Dante está numa fase em que quer mexer em tudo e se mexer também. Não aceitou ficar quietinho no carrinho durante o jantar. Ele queria participar ativamente daquele momento comigo. Isto significa que ficou no meu colo o jantar todo. Só que não era sossegado no meu colo. Era se mexendo, tentando alcançar os talheres, a taça, o guardanapo, me agarrando, tentando pular... Ainda bem que tanto a entrada quanto o prato principal davam para comer com uma mão. A sobremesa tive que pedir para viagem, pois aquele jantar já estava cansativo demais. Neste dia, havia uma mesa ao lado da nossa com 3 mulheres na faixa dos 30 e poucos conversando muito, rindo bastante e bebendo várias taças de prosecco. Contrastando aquela liberdade explícita estava eu ali toda estabanada, tentando comer, beber uma única tacinha de vinho e entreter meu filho agitado. Confesso que naquele momento desejei ser uma daquelas mulheres ao lado...

Vejam que só é complicado jantar com o Dante se eu estiver sozinha. Numa noite quando jantamos a família completa, ele também se agitou e não quis ficar no carrinho, mas eu podia dividir com o Fábio a tarefa de distraí-lo e/ou acalmá-lo. Tudo fica mais fácil e é possível ter prazer com o jantar. 



Numa outra noite quando saímos com os colegas de congresso do Fábio, também foi super tranquilo. O Dante é um bebê bem calmo, mas está numa fase de descobrir muitas coisas. Fazer programas mais complexos sozinha com ele não é simples. Como disse o pediatra dele, "Il est sage, mais inquiet", ou, ele é comportado, mas inquieto.

Depois dessa viagem pedreira percebi que viajar não dá para ser como era antes do Dante. Vale muito a pena ir com bebê, mas sozinha é mais complicado. Pelo menos no inverno. Talvez uma temperatura de 2 dígitos posotivos facilite as coisas. 


Vou continuar viajando com o pequeno e contarei aqui se vai ficando mais fácil. ;-)


Até!


No comments:

Post a Comment