Wednesday, November 18, 2015

Creche na França: como funciona com o Dante


Já falei aqui que o Dante frequenta uma creche. Foram uns 6 meses de espera até conseguir esta vaga permanente. Ainda quando estava grávida, fui numa palestra no Pôle Accueil Petite Enfance, o serviço municipal que cuida destas questões. E lá fui informada sobre as diferentes opções que eu tinha de lugares para deixar meu filho caso quisesse trabalhar. As opções eram para crianças de até 3 anos, pois depois disso elas vão para escola, e é bem mais fácil, pois toda criança tem direito à vaga. Meu interesse era pela creche municipal que tinha uma ótima fama por aqui. Os profissionais são bons, as creches bem estruturadas, eles propõem várias atividades interessantes, etc, Porém, é a mais difícil de conseguir vaga. Nosso tempo de espera na fila por 6 meses foi até considerado curto...

Enquanto esperávamos pela vaga regular, conseguimos o que eles chamam de "guarda ocasional". O Dante ia para a creche (uma outra, não a que ele vai hoje) duas tardes por semana. Achei legal, pois foi um começo para ele ir se acostumando ao esquema. Quando conseguimos a creche atual em tempo integral, começamos o processo de adaptação do Dante. Fizemos um contrato em que ele ficaria de 9h às 17h diariamente. Entao, foram 6 dias  para ele se ambientar:

Dia 1: Ficou de 9h30 às 10h30 na creche comigo. Neste tempo ele ficou brincando e conhecendo o lugar enquanto eu conversava com a "professora" dele que me fez várias perguntas sobre a rotina dele, como dormia, o que comia, o que falava, seus hábitos, etc, e ia anotando tudo.

Dia 2: Ficou na creche novamente de 9h30 às 10h30, mas desta vez sem mim. O único dia que a mãe/pai está perto é no primeiro. Deixei o pequeno lá, fui tomar um café e voltei uma hora depois.

Dia 3: Ficou na creche de 9h30 às 11h30. Neste dia almoçou lá pela primeira vez.

Dia 4: Ficou de 9h00 às 12h00.

Dia 5: Ficou de 9h00 às 15h. Neste dia ele fez sua primeira sesta depois do almoço lá. 

Dia 6: Ficou de 9h30 às 17h. Dia completo!

Claro que nem tudo são flores. mesmo com o processo de adaptação feito, nas primeiras 2 semanas na creche ele chorava quando eu o deixava lá. Dava muito aperto no coraçao deixar o Dante lá chorando enquanto eu ia embora... Mas eu sabia que esta reação era normal, e com o tempo passou. Hoje ele já chega andando, sorrindo, dando abraço nos "professores".

Eu falo professores, mas na verdade são profissionais diversos; educadores (como os pedagogos no Brasil, mas acho que a formação aqui específica na primeira infância tem um tempo menor) e puericultores (uma espécie de enfermeiros especializados no desenvolvimento infantil).

O Dante almoça e faz o lanche da tarde lá. Toda semana o cardápio das crainças fica exposto para os pais saberem o que estão comendo e poderem balancear com as refeições feitas em casa. O Dante gosta muito da comida lá, pois sempre que vou buscá-lo ouço um "ele comeu muito bem hoje". E com razão, o menu é sempre bem bacaninha, comida é coisa séria neste país, hehe.
Cardápio da creche

E eles têm umas atividades interessantes por lá. Volta e meia vai um músico tocar para eles, o último foi um flautista. Toda semana uma bibliotecária municipal faz uma seleção de livros e vai contar história para as crianças. Eles fazem atelier de cozinha, pintura, desenho... Sem dúvida é um ambiente bem estimulante.
Desculpem, não está à venda.
Percebo em casa as mudanças que a creche traz no desenvolvimento e autonomia dele. Por exemplo, o Dante gosta de comer sozinho. Eu fico ao lado vigiando, vendo se ele precisa de ajuda, mas hoje quem pega a colher e coloca a comida na boca é ele. Acho que se fosse eu que estivesse cuidando dele o dia todo, eu não teria a iniciativa de dar a colher para ele comer sozinho nesta idade. Porém, a creche trouxe um monte de doencinhas também. Volta e meia é um resfriado, uma gastroenterinte... Outro dia vi no mural da creche um aviso de que algumas crianças estavam com piolho e informando a importância de seguir corretamente o tratamento adequado. E eu que achava que atualmente neo existia mais este negócio de piolho, rsrs. Outra coisa, como agora ele passa o dia na creche ouvindo francês e depois com os pais só português, provavelmente ele vai demorar mais a falar. O fato dele estar convivendo com duas linguas ao mesmo tempo pode retardar o desenvolvimento da linguagem. A pediatra falou que no futuro vai ser ótimo, mas no comecinho é duro para os bebês.


A crecheé municipal, mas não é de graça e não costuma ser baratinha nao... De qualquer forma, o pagamento depende da renda da família e da quantidade de filhos. Eu acho bacana, mas sei que tem gente que não gosta do esquema. Lá a gente tem que bater cartão para marcar a hora da entrada e da saída. E se eu bater antes das 9h ou depois das 17h, pago meia hora a mais. Pontualidade, galera.
Cartões de ponto
Dante gosta de bater o ponto dele.
Eu dei vários detalhes aqui de como foi a adaptação na creche, como as coisas acontecem lá e tal, pois eu queria saber se é muito diferente ou se é igual no Brasil. Não tenho nenhuma informação, pois nunca convivi com pais que tivessem crianças na creche... Eu ia adorar saber como é, me contem! 

3 comments:

  1. Que maravilha Nic! Um acolhimento personalizado para a criança. Olha, posso estar enganada porque já se passaram tantos anos, mas não lembro de ter isso na creche que meu sobrinho ia. E olha que era uma creche-escola excelente. Quando fomos deixá-lo pela primeira vez foi um chorinho tão sentido! Um aperto no coração, o medo que ele se sentisse abandonado. Mas a criançada acostuma e depois vão achando bom! Eu acho positivo deixar por um período na creche, pro desenvolvimento da criança. Nathan era bemmm mais experto que os amiguinhos pq era mais estimulando.
    Genial ter um enfermeiro especializado em desenvolvimento infantil. Isso eu só vi aqui.
    Ateliê de cozinha, música, contação de histórias TB tinha na creche dele e eu achava o máximo.
    Quanto ao valor aqui ser pago proporcionalmente a renda familiar, eu acho justo - me critiquem-. Rs
    Mto legal ver que o Dante tá super bem cuidado mesmo quando não esta sob a sua guarda. Bjs

    ReplyDelete
  2. Muito bacana o post. Vamos tentar fazer um sobre nossa experiencia aqui no Canada. Manu comeca na creche dia 30 de Novembro agora, porem ela irah para uma home daycare. Uma amiga nossa tem uma creche em casa e esperamos ser bem conveniente. Fica a 2 minutos de casa e ela vai falar em portugues com a Manu. Aqui em Ontario, o valor de uma creche (qualquer tipo) eh absurdo e limita bastante as familias que queiram ter mais filhos. sao em media mil dolares por mes, por crianca :-0 Abs, Cristiano

    ReplyDelete
  3. Q bacana, Nic! Isso de estimular a autonomia, pra mim, é a melhor parte! Adorei o post! Bj, Pati

    ReplyDelete