Thursday, August 25, 2016

Viajando de férias pela França: road trip!

Nossa viagem de férias neste ano foi por aqui mesmo na França! Moramos em Grenoble há quase quatro anos e a gente queria conhecer várias partes da França que ainda não tínhamos ido porque "ah, é logo ali, um dia a gente vai". Há tempos queríamos visitar o Mont Saint Michel, a região de vinhos da Borgonha, o vale do Loire, etc... Então, paramos de enrolar e finalmente aconteceu!

Alugamos um carro e viajamos por 20 dias pela França. Foi maravilhoso! Passamos por cidades lindas, provamos comidas ótimas e experimentamos muitos vinhos, cervejas, cidras, champanhes... Nem sei dizer por quantas cidades passamos. Decidimos ir pelas estradas secundárias, em vez de viajar pelas grandes rodovias. Além das secundárias serem mais baratas, pois não têm pedágio (que costuma ser bem caro por aqui) a gente passava por cidadezinhas lindas e paisagens incríveis.

Passamos por campos de girassóis quase que na França toda. E de feno também. E milho, azeitona, malte... :)

Campo em algum lugar em Rhone Alpes
Em Rhone Alpes

Finalmente conheci a Borgonha, umas das regiões produtoras de vinho mais importantes da França. Alíás, vimos muitas plantações de uvas por lá, e também na Champanhe, nos arredores de Bordeaux, etc. E fizemos degustações também.

Vinhedos em Champanhe
Vinhedo na Borgonha

Conhecemos algumas cidades medievais muito bem preservadas: Perouges, Brancion, St Malo e Carcassone.
Perouges
Carcassone
Fomos a praias muito bonitas tanto na costa Atlântica quanto no Mediterrâneo. Passamos pela ilha de Noirmoutier, ilha de Ré, Montpellier, Cassis e Bandol.
Calanques perto de Cassis
Bandol
Ilha de Ré

Palavas les Flots, perto de Montpellier.

Finalmente fomos ao Mont St. Michel. É realmente belíssimo.
Mont Saint Michel, lindo!

Selfie no Monte. ;)

Conhecemos alguns castelos do Vale do Loire...
Châteaus d'Amboise

Château Chambord
E mais um monte de cidades pelo caminho: Marselha, Nantes, Cognac, Bordeaux, Toulouse, Toulon, Dijon, etc, etc, etc. Impossível enumerar todas.
Saint Emilion

Orleans
Essoyes, cidade do coraçao de Renoir.
Um dos objetivos desta viagem era conhecer tudo gastando pouco. Além da escolha pelas estradas secundárias, pegamos um carro a diesel que consome menos e é um combustível mais barato.
Caso pensem em viajar por aqui, alguns números para vocês terem uma ideia dos gastos com o carro:
- O preço do litro de diesel variava de 1.03EUR a 1.26EUR. Os mais caros costumavam ser os que estavam dentro das cidades.
- Viajamos quase 4000km e gastamos 150 EUR de combustível.
- De estacionamento pagamos em torno de 100 EUR no total. Nos hotéis que ficamos o estacionamento era sempre de graça, este preço foi gasto nas cidades e praias.
- O preço do carro vai variar de acordo com a operadora, o tipo de carro e a época do ano.... Nossos 20 dias em agosto nos custaram 459 EUR pela Avis num carro  econômico a diesel . Sugiro uma pesquisa no site da Rentalcars que faz uma busca em todas as operadoras e você vê qual vale mais a pena.

Road trip no carro alugado na Avis
Quanto aos gastos diários, pode ser uma viagem muito cara ou bem barata. Se você decidir almoçar e jantar em restaurantes todos os dias, prepare-se para gastar uma graninha. Se você for comer fast food ou comprar comida no supermercado fica bem mais barato. No nosso caso, foi meio a meio. A gente almoçava ou jantava num restaurante, e fazia a outra refeição a partir de alimentos que comprávamos no supermercado e feiras. Dá pra comer bem mesmo comprando no mercado, mas aí tem que garimpar e até pagar um pouco mais caro (mas bem mais barato que um restaurante). Isso depende do tipo de coisa que você vai comer. ;)
Galette na Bretanha
Feira em Cassis
E os hoteis?? No verão a hospedagem geralmente é muito cara! A gente decidiu, então, ficar nos hotéis Formule 1. Eles ficam mais afastados da cidade (nesta viagem, em torno de 10km do centro), mas como estávamos de carro, isto não foi um problema. Então, a média geral que pagamos foi 40 EUR por noite num quarto triplo (com café da manhã incluso), o que é muito barato pro verão na França.

A França é um país caro normalmente, mas dá pra conhecer lugares lindos pagando menos se você abrir um pouco a cabeça e planejar bem direitinho sua viagem. E é um país preparado pra receber turistas. Quase todas as cidades pelas quais passamos tinha centro de informação turística. Até na estrada achamos! Então, venham, amigos!

Ah, e não posso esquecer de falar que comemoramos o aniversário de 2 anos do Dante durante a viagem! Estávamos em na Borgonha e comemoramos com um bolinho de especiarias bem típico da região e suco de cassis. Foi lindo :)
Aniversário com bolo especial da Borgonha.
À bientôt! ;)

3 comments:

1. Que delícia de viagem!! Preciso conhecer a França urgente!! E vcs 3 estão super bem nas fotos!!!

ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada, Aline! Vem logo!! Beijão pra vocês.

Delete
  2. This comment has been removed by the author.