Thursday, May 25, 2017

Procurando moradia em Grenoble


Mudamos! Não de cidade, ainda estamos em Grenoble. Mudamos de casa! Vai fazer um ano e nem contei aqui. :P

A gente mudou para o apartamento em que estamos agora meio de supetão. Precisávamos de  um lugar maior para fazer um quarto melhor e mais adequado pro Dante, pois as necessidades dele mudaram como já contei aqui.

Estamos bem adaptados ao novo bairro, mas confesso que o começo foi difícil. Eu era completamente apaixonada pelo apartamento antigo. A gente tinha uma vista linda, a rua era calma, eu acordava com os passarinhos cantando, a cozinha era moderna, a sala aconchegante, etc, etc...

Nossa antiga vista nas quatro estações do ano.

Mas a gente precisava mudar e nosso apartamento atual coube melhor nos nossos planos. Não fica tão perto do centro histórico como o outro, mas Grenoble não é tão grande assim, e não considero nada aqui muito longe. Principalmente agora que meu principal meio de transporte é a bicicleta, tudo ficou mais fácil.

Pra fazer a mudança levamos malas com as nossas coisas em algumas viagens de ônibus. E depois um amigo nos ajudou muito com as coisas maiores. Ele tem um carro bem grande e junto com o Fábio fez várias viagens levando cama, sofá, estante, berço, etc. Nossa, nem tenho palavras para agradecer, pois desta forma economizamos uma boa grana. Quem tem amigos, tem tudo. :)
Última cerveja no apê antigo.

Dante ajudando na mudança. :)

Nosso atual apartamento cabia nos nossos planos quando sabíamos que íamos ficar com certeza mais um ano em Grenoble (o tempo de pós doutorado do Fábio). Agora os planos mudaram. Queremos ficar por mais uns bons anos porque Fábio conseguiu um emprego permanente do jeito que a gente queria. Então, vamos nos mudar novamente! Dessa vez não vai ser de supetão. Vamos procurar um lugar que tenha mais a nossa cara e numa região que a gente goste mais. Não gosto nem um pouco do jeitão deste apartamento, e por causa disso nem tenho vontade de chamar os amigos pra nossa casa...

Agora vamos falar um pouquinho sobre moradia em Grenoble?

- A cidade é cara, então os preços dos alugueis também. A maioria dos meus amigos têm apartamento de 2 quartos e pagam de 600 a 800 euros por mês, depende da localização, do tamanho...

- A gente alugou direto com o proprietário, o que fica mais barato, pois não temos que pagar uma taxa alta pra agência imobiliária. As agências cobram umas taxas que devemos pagar de uma vez que costumam ser bem caras (muitas vezes quase o valor de um mês de aluguel). É super tranquilo alugar com o proprietário, o contrato é certinho, tudo é ok. Principalmente se o dono é legal, e aí demos sorte de só encontrar gente bacana pelo caminho. E têm muita oferta! No Le Bon Coin tem muita opção. Achamos nossos 2 apartamentos aqui por este site.

- Muitas vezes, alugando com o proprietário, a falta de um fiador não é um problema. Já as agências  são mais exigentes neste quesito...

-  Nós estamos abertos a alugar por uma agência só se a gente encontrar um apartamento do jeitinho que a gente queira, que seja perfeito para nossa família. Para procurar alugar apenas com as imobiliárias, uma dica é o site SeLoger.

- Aqui é muito comum alugar com a cozinha completa. Muitos já vem com fogão e geladeira e às vezes a máquina de lavar louça. A máquina de lavar roupa é super comum já estar no apê também. Mas claro que você pode encontrar um sem nada disso, ou totalmente mobiliado (quartos e sala).

E agora vamos começar a procurar nossa nova casa para mudar neste verão! Sorte pra gente!


3 comments:

  1. Ah, mas a nova casa eu não vou perder por nada!!! vai dar tudo certo, Nic! vai contanto a saga pra gente, rs! bjs!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Pati! Podexá vou contando tudo. ;) Beijo grande!

      Delete
  2. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete